sexta-feira, 16 de maio de 2014

Como dar novos alimentos ao bebê



Acho que o meu filho já está pronto para experimentar outros alimentos. Por onde devo começar?

Os pediatras costumam sugerir que as frutas, em forma de suco e papinhas, sejam a primeira novidade na dieta do bebê. Na parte da manhã, depois da primeira mamada do dia, você pode oferecer uma dose bem pequena de suco (por volta de 30 ml) com uma colherinha de plástico ou silicone (caso seu filho já tome mamadeiras, você pode usar uma para o suco também, mas nesse caso é preciso coá-lo.

Bebês que mamam no peito às vezes rejeitam o bico da mamadeira). Não acrescente açúcar ou água e prefira frutas naturalmente mais doces e menos ácidas (como a laranja lima). 

De início, pode ser que ele não aprecie muito o gosto, mas vale a pena insistir para, aos poucos, ir educando o paladar da criança. Pode demorar até dez tentativas para ela aceitar a novidade. É importante lembrar também de introduzir um alimento por vez e aguardar alguns dias para oferecer outro ou misturar (assim você poderá avaliar se houve alguma reação). Algumas boas opções para acrescentar ao suco de laranja são acerola e mamão papaia. 

Para um lanchinho da tarde, experimente raspar ou amassar banana (prata, maçã ou nanica), pêra ou maçã (crua ou cozida) e também dar com uma colher pequena, aumentando a quantidade à medida que o bebê demonstrar mais interesse. 

Como saber se a criança está satisfeita?

O apetite do bebê vai mudar a cada refeição, por isso é melhor prestar atenção aos sinais que ele dá. Quando a criança se recusa a abrir a boca para a próxima colher, vira o rosto ou começa a brincar com a comida, é porque provavelmente está satisfeita. Se seu filho a surpreendeu se revelou um comilão, pode atender à vontade o apetite dele, mas pare de alimentá-lo quando ele mostrar que não quer mais. 

Qual a melhor forma de introduzir alimentos na dieta do bebê?

Cada alimento precisa ser introduzido aos poucos -- e de preferência um por vez. O bebê precisa de tempo para se acostumar aos novos gostos e à consistência dos alimentos. Além disso, a introdução gradual de diferentes alimentos possibilita que você identifique os sinais de uma possível reação alérgica, como a presença de diarreia, dores de barriga ou manifestações cutâneas. Experimente um alimento novo a cada dois ou três dias, começando com frutas e depois introduzindo também legumes e verduras, que são mais fáceis de digerir do que as carnes. 
O passo inicial da nova dieta costuma ser um suco de fruta após a primeira mamada do dia e um lanche à tarde também com frutas. A seguir, você pode tentar introduzir uma sopa "salgada" (na verdade feita com legumes, tubérculos e verduras, mas com muito pouco sal) na hora do almoço. Quando perceber que seu filho já está comendo bem a sopa do almoço, dê uma também na hora do jantar. 

Caso o bebê demonstre não ter gostado da experiência, tente oferecer o mesmo alimento alguns dias depois. Pode ser que a reação seja a mesma, mas não desista, porque muitas vezes as crianças acabam se acostumando aos novos sabores. 

Saiba que: 

  • Não se deve dar mel às crianças até 1 ano de idade devido a um pequeno risco de botulismo infantil (mesmo depois dessa idade, quando for dar mel, certifique-se da procedência e de que tenha um selo de fiscalização do Ministério da Agricultura; evite produtos caseiros).

  • Alguns pediatras recomendam o uso de vitaminas e ferro nessa fase, dependendo da dieta do bebê. Principalmente nas regiões Sul e Sudeste, os médicos preferem receitar vitamina A e D para as crianças, porque a exposição ao sol é menor. A administração de ferro é determinada caso a caso, mas em alguns casos é mais comum, como quando se trata de prematuros.

Os alimentos sólidos vão mudar o aspecto das fezes do bebê?
Sim, o cocô tende a mudar de cor e, prepare-se, de odor. Isso é normal. Converse com seu pediatra caso elas estejam duras demais e causando dor para sair. Leia mais sobre como tratar da prisão de ventre nos bebês.

Um comentário:

  1. QUEROOO TE DESEJAR OS PARABÉNS PELO BLOG LINDOOOO...
    FEITO COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO.
    ÓTIMAS DICAS,E O QUE É AQUELAS RECEITAS,DEU ATÉ ÁGUA NA BOCAAA.
    PARABÉNSSSS
    BEIJOCAS

    ResponderExcluir