quinta-feira, 14 de julho de 2016

Bebê com febre: Saiba tudo e o que fazer!

Hoje vamos saber um pouco mais sobre a febre em bebê. 

Qual a temperatura normal do bebê e a partir de quantos graus é considerado febre

A temperatura corporal normal de um bebê é entre 36°C e 37,5°C. Alguns médicos consideram que entre 37,5°C e 37,8°C o bebê está em estado febril e somente temperatura mais elevada é considerada como febre, porém com 37,5°C você já deve entrar em estado de atenção e observar com mais cuidado seu bebê.

Mais importante que a temperatura é o comportamento

Se o bebê está com febre de 38°C mas continua se alimentando bem, ativo e brincando normalmente, não é necessário combater a febre, já que ela é um sinal de que o corpo está tentando combater alguma infecção aumentando a temperatura corporal.
Porém mesmo em um estado febril, se o bebê está letárgico, com perda do apetite ou chorando bastante, é recomendado que você entre em contato com um médico.
Avalie se realmente é necessário levar o bebê ao Pronto Socorro ou outros locais frequentados por pessoas doentes para evitar que ele acabe sendo contagiado por outras doenças.

Bebê recém-nascido com febre

Se o seu bebê tem até três meses de idade e está com temperatura igual ou maior do que 37,5°C, procure imediatamente pelo pediatra, pronto atendimento ou posto de saúde para que possam identificar o quanto antes a razão da febre.

O que causa febre em bebês

A febre não é uma doença, mas é o sintoma de alguma doença viral ou bacteriana. Geralmente a febre indica que o corpo do bebê está lutando contra alguma doença, e as mais comuns nessa fase são gripes, resfriados, otites, dor de garganta ou alguma outra infecção viral.
Apesar de menos comuns, a febre também pode ser causada por infecções urinárias, infecções bacterianas, meningites, entre outras doenças mais sérias que também causam febre.
Outras causas para febre são: reações à vacinas, insolação ou mesmo estar muito agasalhado em um dia quente também pode aumentar a temperatura corporal do bebê.

Sintomas de que o bebê está com febre

O sintoma mais comum é sentir, com os lábios ou mãos, que a testa ou pescoço do bebê está muito quente, porém existem outros sinais de que o bebê possa estar com febre e que devem ser observados:
  • Testa ou pescoço mais quentes que o normal;
  • Perda do apetite (não quer mamar ou comer);
  • Chorar mais do que o normal;
  • Dormir mal;
  • Desânimo para brincar;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Erupções na pele;
  • Em casos mais graves em que a febre está muito alta, convulsões.
Ao notar qualquer um dos sinais acima, entre em contato com o pediatra para que o seu bebê receba a orientação necessária e jamais medique por conta própria, alguns medicamentos, como dipirona por exemplo, não podem ser oferecidos a bebês com menos de 1 ano.

Como tratar Bebê com febre

A febre é um sintoma de alguma doença, por esta razão é importante falar com o pediatra antes de oferecer qualquer medicamento e tentar diagnosticar a causa da febre para tratar a diretamente a doença. Porém existem algumas formas de aliviar a febre e que só devem ser aplicadas quando a temperatura é maior do que 38°C e o bebê apresenta alguns desconfortos ou já teve convulsão anteriormente.
  • Banho morno, de preferência na banheira (imersão). Não dê banho gelado ou muito quente, o banho deve trazer conforto para o bebê e não deixá-lo com frio;
  • Não agasalhe muito ou pouco o bebê. Deixe-o vestido de acordo com a temperatura do ambiente;
  • Ofereça bastante líquido para evitar a desidratação (leite materno, fórmula e, para bebês maiores, água, suco, caldos e sopas).

O que NÃO se deve fazer

Algumas receitas caseiras que não vão ajudar a tratar seu bebê são:
  • Medicar sem o consentimento do pediatra;
  • Banho frio ou gelado;
  • Colocar ervas, essências ou qualquer outro produto químico ou natural na água da banheira;
  • Passar álcool no corpo do bebê para baixar a temperatura;
  • Usar bolsa de água fria ou gelada;
  • Oferecer chás para crianças menores de 6 meses sem o consentimento do pediatra.

Febre acima de 39°C

Se o seu bebê está com febre alta, ou seja, acima de 39°C, fale imediatamente com o pediatra para que ele possa diagnosticar e tratar a causa da febre.

Sempre confie em seus instintos

Se o seu bebê está com febre e você desconfia que alguma coisa não anda muito bem, mesmo a febre sendo baixa, confie em seus instintos e entre em contato com um médico para que seu bebê possa ser examinado.
Você é sempre o melhor termômetro para saber se o seu bebê está doente ou não.
Espero que tiraram suas dúvidas, até o próximo posts, beijinhos atè mais!!!

2 comentários:

  1. OLÁ!
    QUE POST BACANA, FEBRE EM BEBÊS SEMPRE DEIXAM NÓS MAMÃES DESESPERADAS.
    É SEMPRE BOM SABERMOS TODAS ESSAS DICAS.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Excelente dicas, deixam a gente mais confortável sabendo que estamos fazendo a coisa da maneira certa. A net As vezes é o meio mais rapido de encontrar alguma ajuda de imediato. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir