quarta-feira, 14 de maio de 2014

CRIANÇAS COM ALERGIAS

Causas e tratamentos da alergia na infância

A alergia é uma reação de hipersensibilidade a uma substância geralmente inofensiva. Há uma série de substâncias, chamadas de alérgenos, que podem incomodar seu filho. Dentre os alérgenos comuns encontram-se pólen, pêlo animal, pó caseiro, penas, ácaros, substâncias químicas e vários alimentos. Algumas alergias causam principalmente sintomas respiratórios; outras podem gerar sintomas diversos como dor de cabeça, fadiga, febre,diarréia, dor de barriga e vômito. Este item trata das alergias respiratórias, tanto crônicas quanto sazonais.
A criança com uma alergia respiratória pode ter nariz entupido e/ou coriza, espirros, coceira na pele e nos olhos e/ou olhos vermelhos, lacrimejantes. É desnecessário dizer que isso pode ser muito desconfortável. Se o problema é sazonal ou crônico depende do alérgeno em questão. As alergias sazonais tendem a ser causadas por pólen; portanto, os sintomas recorrem mais ou menos na mesma época todos os anos, geralmente na época de floração da planta agressora. A febre de feno é um exemplo de alergia sazonal. A febre de feno da primavera na maioria das vezes decorre do pólen da grama e das árvores, ao passo que a febre de feno no final do verão e início de outono é geralmente causada pela sensibilidade ao pólen de ambrosia-americana e mofo.
As alergias permanentes ou crônicas são geralmente causadas por fatores presentes no ambiente o ano todo, como pêlo animal, poeira ou penas. A rinite alérgica é uma inflamação crônica da membrana mucosa que reveste as vias nasais, causada por uma reação alérgica. É caracterizada por nariz entupido, coriza, espirros freqüentes e uma tendência a respirar pela boca. Os olhos da criança podem ficar vermelhos e lacrimejantes. Dor de cabeça, coceira, rinorragia e fadiga podem ser complicações secundárias. Círculos escuros embaixo dos olhos (chamados de "olheiras alérgicas"), além de um rosto inchado, são freqüentes. Os bebês com rinite crônica são muitas vezes alérgicos a alimentos, na maioria das vezes a leite de vaca. As crianças mais velhas com coriza constante muitas vezes reagem a lã, mofo, penas, poeira, pêlo animal e/ou pólen. Contudo, em alguns casos, a coriza constante talvez não seja resultado de uma reação alérgica, e deve ser diferenciada de uma doença subjacente mais séria, como sinusite crônica. Essa tarefa é melhor desempenhada por um profissional de saúde.
Sejam os sintomas sazonais ou crônicos, há muitas vezes uma história de alergias na família; muitas vezes, o pai ou o avô de uma pessoa alérgica também era alérgico. Na presença de um alérgeno, o sistema imunológico da criança libera histaminas e sustâncias químicas semelhantes para combater o que considera um agente invasor. Essas substâncias químicas causam uma série de reações, inclusive inchaço, congestão das vias nasais e maior produção de muco. É basicamente uma reação hipersensível ou excessivamente ativa do corpo da criança aoestímulo externo. A criança em crescimento torna-se mais capaz de combater infecções com o amadurecimento do seu sistema imunológico e pode também superar as alergias.
Em uma criança com alergia, a primeira exposição a um alérgeno, estimula o sistema imune para reconhecer a substância. Qualquer exposição posterior ao alérgeno, geralmente ocasionará sintomas. Quando um alérgeno entra no organismo de uma pessoa que tem o sistema imune sensibilizado, certas células liberam histamina e outros quiímicos. Este produz coceira, edemas, produção de muco, espasmos musculares, urticária, erupção cutânea e outros sintomas.


Os sintomas da alergia nas crianças


Os sintomas podem variar em gravidade de pessoa para pessoa. A maioria tem sintomas que somente causam incômodos sem colocar em perigo a vida, embora poucas pessoas têm reações potencialmente mortais (chamadas anafilaxia).
A parte do corpo que entra em contato direto com o alérgeno, em parte, sofrerá os sintomas. Por exemplo, normalmente, os alérgenos que se inalam, produzem congestão nasal, coceira na garganta e nariz, produção de catarro, tosse ou chiados. Em geral, as alergias à comida podem produzir: dor abdominal, cólicas, diarréia, náuseas, vômitos ou reações graves, potencialmente mortais. Frequentemente, as alergias às plantas produzem erupção cutânea e normalmente as alergias a medicamentos comprometem todo o corpo.
Os sintomas das alergias variam dependendo do que está causando a reação e em que parte do corpo ocorre.

Os sintomas podem incluir:


CorizaAumento no lacrimejar
Sensação de fogo ou coceira nos olhos
Olhos avermelhados
Conjuntivite
Edemas nos olhos
Coceira no nariz, boca garganta, pele, ou em qualquer outra área
Sílbidos (chiados)
Tosse
Dificuldade para respirar
Urticária (manchas na pele)
Erupção cutânea
Cólicas estomacais
Vômito
Dor de cabeça. 
Algumas enfermidades estão relacionadas com as alergias. Entre outras, estão o eczema e a asma, entre muitas outras.
Os alérgenos comuns compreendem agentes ambientais que têm contato com a pele, as vias respiratórias ou a superfície dos olhos (tais como o pólen, alergia a fungos, caspa, poeira). São muito comuns as alergias a comidas e aos medicamentos. Igualmente as reações alérgicas podem ser causadas por picadas de insetos, jóias, bijuterias, cosméticos e quase toda substância que tenha contato com o corpo. 
Algumas pessoas têm um tipo de reação alérgica às temperaturas quentes ou frias, ao sol, ou a outros estímulos físicos e em algumas pessoas, a fricção (atrito ou pancadas fortes na pele) produz sintomas. (Ver também dermatite atópica e dermatite de contato). As alergias são relativamente comuns e já foram encontrados fatores como a herança genética e as condições ambientais como suas causadoras

2 comentários: